sábado, 12 de abril de 2014

SUPER 9º - GABARITO DA PROVA - 11/04/14

A crônica "Ousadia", de Fernando Sabino, analisada nesta prova, traz uma crítica bem-humorada ao preconceito social, assim como a tirinha abaixo.

Agora, confira seu desempenho na prova!


PARTE A – VALE A PENA VER DE NOVO (1,0 ponto)
          Atenção! Antes de iniciar a resolução das questões deste instrumento avaliativo, leia a crônica Ousadia, de Fernando Sabino.

 1)    Quanto ao tipo de predicado, o que há em comum entre as orações abaixo, extraídas da crônica? (0,25)

         I  - A moça ficou envergonhada.

    II – Marcelo é meu noivo!
Predicado Nominal
2)  Quanto aos tipos de verbo, o que há em comum entre as duas orações do exercício 1 (copie os verbos)? (0,25)

Os verbos “ficar” e “ser” são verbos de ligação ou estado.
3) Qual é a importância do tipo de predicado, encontrado nas orações, para a construção de sentido da crônica? Qual é a função dessas frases na crônica? (0,5)
Os predicados nominais são importantes, pois caracterizam as personagens. Essas duas frases ajudam a entender o mal-entendido que ocorre na crônica. A moça fica envergonhada quando descobre que o suposto “assaltante” que a segue é o noivo da empregada de sua família.
PARTE B – QUESTÕES DISCURSIVAS  (5,0 pontos com a síntese)
 1) Anexe a esta avaliação sua síntese de estudos.(até 1,0)

2) Análise da crônica

a) O gênero crônica trata de temas ligados ao cotidiano. Qual é o tema desta crônica? (0,25) O tema principal é o preconceito racial e social, mas temos como subtema o assédio em transportes públicos nos centros urbanos.
b) Qual é o foco narrativo: 1ª pessoa personagem, 3ª pessoa observador ou 3ª pessoa onisciente? Justifique com um trecho da crônica. (0,25)
3ª pessoa onisciente. Como no trecho em negrito: O motorista ergueu os ombros e acabou recebendo: melhor para ele, ganhava duas vezes.
c) Personagens: indique quem são as personagens principais da crônica. (0,25)
A moça e Marcelo, noivo da empregada da família.
d) Caracterização das personagens: Percebe-se a demonstração de hostilidade da personagem principal, em relação ao “mulato bem vestido”. A descrição física é importante para a construção do mal-entendido na história? Por quê? (0,25)
Sim, pois o fato de ser mulato em uma sociedade ainda preconceituosa provoca a desconfiança da moça em relação ao homem, que a segue e ousa pagar sua passagem de ônibus.
e) A linguagem empregada no texto é formal ou informal? Dê exemplos. (0,25)
Informal: Abre aí!
f) Espaço da narrativa: copie do texto palavras ou expressões que demonstrem os vários lugares por onde as personagens passaram ao longo da história. (0,25)
“Ia no ônibus”, “aguardava junto à calçada”, “correu para o apartamento”, estava lá fora, no saguão”.

3)  A sequência de fatos que mantêm entre si uma relação de causa e efeito constitui o enredo. Identifique no enredo da crônica: 
                             
a) Situação inicial: (0,25) Moça, no ônibus, vai pagar a passagem.
b) Complicação ( surge o conflito):  (0,25)
Surpreende-se ao saber que a passagem já foi paga por um rapaz que a espera.
c) O clímax é o momento de maior tensão na narrativa. Qual é o clímax da crônica? Justifique com um trecho do texto.  (0,25)
O clímax ocorre quando, ao subir para seu apartamento, percebe que o homem que a estava seguindo está no saguão do prédio.
d) No desfecho da crônica, a moça “só faltou morrer de vergonha”.  Explique por quê. (0,25)
Porque descobre que o homem não era suspeito e sim o noivo de sua empregada. Ela não o havia reconhecido.

4) Tema e título:
O título da crônica é “Ousadia”. Explique por quê. (0,25)
A moça considera uma ousadia um “desconhecido” pagar sua passagem e segui-la até sua casa.

5) Humor:
a)   De que recursos se serviu o autor para criar o humor presente na crônica?  (0,25)

O cronista utilizou a quebra de expectativa, o inesperado, ao revelar ao final que Marcelo não era um desconhecido. Além disso, constrói, sob o ponto de vista da moça, o estereótipo do negro e mulato.
b) Além de provocar humor, a crônica de humor  também pode apresentar uma posição crítica a respeito de determinados assuntos. Em sua opinião, a crônica “Ousadia” faz alguma crítica a algum comportamento humano? Qual? (0,25)
Provoca reflexão sobre o estereótipo social, incorporado pela moça, de que negros e mulatos são marginais na sociedade.

6) O cartum é um desenho humorístico ou uma espécie de anedota gráfica que critica e/ou ironiza atitudes e comportamentos humanos. H15, 18, 21, 27


 Leia com atenção o cartum abaixo e responda às questões.

a) É possível dizer que a crônica “Ousadia” e o cartum têm o mesmo tema? Explique. (0,25)
Sim, pois a moça do cartum julga o homem e a idosa pelas aparências e acredita em estereótipos construídos pela sociedade para os dois personagens.
b) Que recursos foram utilizados para produzir o humor crítico no cartum? (0,25)
Como na crônica, os recursos utilizados para a construção do humor são a imagem estereotipada das personagens homem e idosa e a quebra de expectativa.
a) Transforme o pensamento da moça em discurso direto. (0,25)

Sugestão:
A moça, receosa, ao ver o homem mal-encarado, de capuz, pensa: “Vou proteger minha bolsa. Esse homem parece suspeito e estar armado.”.
PARTE CGRAMÁTICA APLICADA  (4,0 pontos)
 1) Discursos narrativos: H18, 21, 27

a)   Que tipo de discurso predominou na crônica como um todo e que efeito provocou no leitor? Justifique com trechos do texto. (0,25)

Predominou o Discurso Direto, que presentificou os fatos e deu mais vida à narrativa.
- A sua passagem já está paga - disse o motorista.
- Paga por quem?

b) Que tipo de discurso está presente nos trechos negritados abaixo, extraídos da crônica: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre? (0,25)

I - O motorista ergueu os ombros e acabou recebendo: melhor para ele, ganhava duas vezes.
II - Somente quando dobrou à direita para entrar no edifício onde morava, arriscou uma espiada: lá vinha ele!
Discurso Indireto Livre.

2) As orações abaixo foram transcritas da crônica de Fernando Sabino.

Grife o predicado das orações.
- Classifique os predicados de acordo com o código abaixo: H27

(PV) Predicado Verbal
(PN) Predicado Nominal
(PVN) Predicado Verbo-nominal


a)   (...)  arriscou uma espiada ( PV   ) (0,25)

b)   A moça ia no ônibus muito contente desta vida. ( PVN   ) (0,25)

c)   A moça saltou do ônibus.PV  ) (0,25)

d)   Marcelo torcia as mãos encabulado.  ( PVN   ) (0,25)

e)   Em quais das orações acima os predicados informam simultaneamente estado e ação praticada pelo sujeito? Indique as letras correspondentes às orações. (0,25)
Orações B e D.
f)    Copie das orações acima um predicativo do sujeito e um predicativo do objeto, respectivamente. (0,25)
Ambas possuem predicativo do sujeito: contente, encabulado.

3) Analise a oração abaixo, inspirada na crônica: H27

                                      A moça fuzilava de indignação pelo homem.

a) Copie o sujeito da oração. Indique o núcleo do sujeito e seu adjunto adnominal. (0,25)
Sujeito Simples: a moça.
Núcleo: moça; Adjunto adnominal: a.
b) A expressão em negrito pelo homem exerce função de adjunto adnominal ou de complemento nominal? Por quê? (0,25)
Complemento Nominal, pois completa o substantivo abstrato “indignação”.

4) Dentre as orações abaixo, marque com um X as que se encontram na VOZ ATIVA.(0,5)

a) A moça saltou do ônibus. ( x  )
b) A moça se voltou para a porta surpreendida. (   )
c) A passagem foi recebida pelo motorista. (   )
d) A moça estendeu o dinheiro da passagem . ( x  )
    
5) Transformando as orações: H27

a) Reescreva uma das orações assinaladas por você, no exercício 4, na VOZ PASSIVA
    ANALÍTICA.  (0,25)
O dinheiro da passagem foi estendido pela moça.
b) Na oração transformada por você, no exercício “a”, qual é o agente da passiva? (0,25)
pela moça.
    
6) Copie do exercício 4: H27
a) uma oração na VOZ REFLEXIVA. (0,25)
A moça se voltou para a porta surpreendida.
 b) uma oração na VOZ PASSIVA ANALÍTICA. (0,25)
 A passagem foi recebida pelo motorista.

10 comentários:

  1. Parabéns! Adorei a avaliação! Trabalharei com meus alunos, além de copiar a proposta de interpretação, estudo do gênero textual e estudo gramatical em outros textos. Obrigada pela ajuda!

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  2. gostaria pq. o texto é informal? e o trecho é "Abre ai!" não não achei esse fala informal...poderia mim ajudar.

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  3. gostaria pq. o texto é informal? e o trecho é "Abre ai!" não não achei esse fala informal...poderia mim ajudar.

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  4. Vc está de parabéns! Além de compartilhar uma atividade tão bem feita, estou impressionada em como ela resume metade do semestre do oitavo ano praticamente!
    Muito obrigada mesmo pela ajuda!
    Vc acaba de me fornecer material para a revisão do semestre.
    E pode deixar que dou todos os créditos devidamente ok?
    Que Deus continue abençoando seu trabalho.
    Até mais :*

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  5. Parabéns! Adorei essa atividade.Faço minhas as palavras do colega.
    Obrigada.

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  6. Essas resposta estão muito boas mais porem não me ajudou muito não as resposta não estão muito coerentes❤😒

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