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PARTE A – VALE A PENA VER DE NOVO (1,0 ponto)

a) Que
recurso foi utilizado para produzir o humor crítico no cartum? (0,25)
Foi
utilizada a quebra de expectativa para o estereótipo do modelo familiar, como
crítica à sociedade tradicional.
b) Qual é o tema
do cartum e sob que ponto de vista está sendo abordado? ( (0,25)
O tema se
refere aos novos modelos familiares e é abordado sob o ponto de vista das
famílias homoafetivas.
c)
Crie para o cartum um “texto-legenda”, utilizando um período simples em que ocorra uma locução adverbial de tempo e uma locução adverbial de
lugar que deem sentido à imagem. (0,5)
Espera-se que o estudante utilize marcadores de tempo e espaço como “Em
dias atuais”, “na sociedade do século XXI”, “na sociedade atual”. Resposta
pessoal.
PARTE B – INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS
(4,0 pontos com a síntese)
Anexe a esta avaliação sua síntese
de estudos (até 1,0).
Identifique
na crônica de Walcyr Carrasco, publicada na revista Veja São Paulo o tema abordado. (0,2) H 18, 22
Walcyr aborda o tema dos novos modelos
familiares, especificamente o homoafetivo.
1)
Como a maioria das crônicas jornalísticas,
“Novas famílias” narra fatos cotidianos. Verifique na crônica: H 18, 21, 22
a) Com que fato se inicia a crônica? (0,1)
O fato inicial é seu encontro com uma amiga
homossexual, em uma loja, em que está comprando roupas e uma bonequinha para a
filha que adotou.
b)
Qual é a função deste episódio inicial para a crônica como um todo? (0,1)
O episódio provoca a reflexão sobre a
possibilidade de um casal homoafetivo ser capaz de criar um filho com o mesmo
amor e cuidado de uma família heterossexual.
c)
Há outro fato narrado na crônica? Qual? (0,1)
Sim. Narra a história de um amigo que , após ficar
viúvo, assume sua homossexualidade e continua criando seus filhos com o mesma
dedicação, respeito e dignidade.
d) Com
que intenção o cronista narra os dois episódios? (0,1)
Os dois episódios comprovam a possibilidade de famílias homoafetivas criarem seus filhos
com amor e dedicação.
2)
Em sua crônica, Walcyr Carrasco: H 21, 22, 23, 24
a)Apresenta tese? Em caso afirmativo, qual é
essa tese? (0,2)
Sim. Defende a tese de que famílias homoafetivas são
tão capazes de criar seus filhos quanto as heterossexuais e que a identidade
dos mesmos é preservada. O segredo para qualquer família é o amor.
b)Qual
dos fatos narrados derruba a suposição de que filhos criados por pais gays se
tornariam gays? (0,2)
O segundo fato do amigo que assume seu homossexualismo
após a viuvez.
3)
Nos últimos parágrafos do texto, o cronista
retoma a figura do pai da história principal, para apresentar sua conclusão. H 21, 22, 23, 24
a)Qual é a conclusão do cronista? (0,25)
Conclui que filhos criados por pais gays não necessariamente teriam a
mesma identidade.
b)Você
concorda com esse ponto de vista do autor? Argumente a favor ou contra. (0,25)
Resposta
pessoal. Espera-se do aluno argumentos sólidos e embasados.
4)
De acordo com suas respostas às questões 3
e 4, podemos considerar a crônica “Novas famílias” narrativa ou argumentativa?
Justifique comentando recursos narrativos ou argumentativos encontrados no
texto. (0,5) H 18, 21, 22
Trata-se de uma crônica argumentativa que se
utiliza primordialmente dos recursos
de narrativa de fatos rápidos e exemplificações.
5)
As crônicas atuais dirigem-se a milhares de
leitores. Apesar disso, o cronista busca aproximar-se de seu público através da
linguagem. Observe a linguagem empregada na crônica. H 25, 26, 27
a)Que variedade linguística foi adotada? E o
registro: formal ou informal? Justifique com um trecho da crônica. (0,25)
Foi utilizado o registro informal. “Ele saiu do armário, como costumam dizer. Assumiu ser gay.”
b) Que
efeito provoca no leitor o uso da frase interrogativa Jovens problemáticos surgem em famílias conservadoras, por
que não vão aparecer nas gays? (0,25)
Utiliza da pergunta
retórica para provocar reflexão no leitor.
6)
Na semana seguinte, vários leitores
opinaram sobre a crônica de Walcyr Carrasco, na seção “A opinião do leitor”. H 21, 22, 23, 24
a)
Todos os leitores concordaram com a opinião
do cronista sobre o tema abordado? Justifique. (0,25)
Quatro leitores apoiam a opinião de Walcyr de que os
filhos podem ser criados com amor independentemente da opção sexual dos pais.
Uma única leitora confessa não ter opinião formada a respeito e questiona a
visão romântica do cronista sobre o tema.
b) A
crônica cumpriu seu objetivo junto ao interlocutor? Justifique. (0,25)
Sim, pois provocou discussão em torno de um tema que
ainda é mito na sociedade. O número de cartas de leitor também foi alto.
PARTE C - GRAMÁTICA APLICADA AOS
TEXTOS (5,0 pontos)
1) Conforme vimos
anteriormente, a crônica atual apresenta a visão pessoal do
cronista.
H 18, 19, 27
a)
Que recurso linguístico utiliza para narrar
os fatos sob seu ponto de vista pessoal? (0,25)
Faz uso da 1ª pessoa do singular.
b)
Este mesmo recurso também ocorre nas cartas de leitor?
Justifique
com trechos das cartas. (0,25)
Sim. “Também acredito que com amor é possível formar seres trabalhadores e de
bom caráter, independentemente da opção sexual dos pais ...”, “Não cheguei a uma conclusão sobre o tema.
Confesso que tenho medo ...”.
2)Que tempo verbal predomina na crônica H 18,
19, 27
a) nos trechos que narram os fatos? Justifique. (0,25)
É o “mundo narrado” em que predomina o pretérito
perfeito do indicativo. “Encontrei uma conhecida
enchendo sacolas e sacolas.”;
“Ela, de saúde frágil, faleceu cedo. Deixou três
filhos pequenos, o último quase bebê.”.
b) nos trechos em que o cronista comenta sua visão pessoal sobre o
assunto? Justifique. (0,25)
É o “mundo comentado” em
que predomina o presente do indicativo. “Tenho certeza: o número de lares não tradicionais é cada
vez maior. Aos poucos, não são mais os pais ou mães, mas famílias inteiras que
saem do armário. Problemas certamente existem. Como em todas as outras. Jovens
problemáticos surgem em famílias conservadoras, por que não vão aparecer nas
gays? “.
3) As orações subordinadas adverbiais são importantes na
construção de uma crônica, pois servem para inserir na narrativa noções de tempo,
finalidade, condição, concessão, ou ainda para estabelecer comparação,
concomitância ou relações de causa e consequência entre dois
fatos. H 18, 19, 27
Classifique as orações adverbiais em negrito, retiradas da
crônica.
a)Quando
faltava dinheiro, dava um jeito. (0,5)
or. adverbial temporal
b) Talvez não seja tão fácil perceber, porque
muitas das novas famílias preferem agir com discrição. (0,5)
or. adverbial causal
4) Problemas certamente existem. Como em todas as outras. H 18, 19, 27
a) A segunda frase, Como em todas as outras, apresenta dois termos
implícitos. Reescreva a frase explicitando os dois termos, conforme o sentido
pretendido na crônica. (0,25)
Como em todas as outras famílias também existem.
b) Una as duas frases, transformando-as em um período composto, mantendo o
sentido original. (0,25)
Sugestão: Problemas certamente existem, assim como em todas as
outras famílias.
c) Divida o período
em orações e classifique-as, de acordo com sua relação semântica. (0,25)
Or. ppal: Problemas certamente existem
Or. sub. adv. Comparativa: assim como em todas as outras
famílias.
d)Por que Walcyr Carrasco preferiu escrever as orações separadas, apesar
da presença do conectivo “como”? Que efeito o autor pretendeu ao separá-las? (0,25)
Separando as orações pelo ponto, apesar do conectivo
comparativo, o cronista enfatiza e valoriza a 2ª ideia de que as famílias
heterossexuais também encontram problemas na criação de seus filhos.
5) Ele saiu do armário, como costumavam
dizer. H 27
a) Classifique a oração destacada acima conforme seu valor semântico. (0,2)
Or. sub. adv. Conformativa.
b) Copie da crônica a frase que explica a metáfora ele saiu do
armário. (0,2)
Assumiu ser gay.
6) Ia para o exterior e voltava com a mala cheia de roupas, para
vender.
Foram trabalhar, para contribuir com a renda familiar. H 27
a) As orações destacadas acima possuem o mesmo valor semântico. Qual é? (0,2)
Ambas possuem valor de finalidade, objetivo.
b) As orações em destaque são subordinadas reduzidas. Desenvolva-as, com a
ajuda do conectivo “que”. (0,2)
(...) para que vendesse.
(...) para que contribuíssem com a
renda familiar.
c) Após desenvolvê-las, classifique-as de acordo com seu valor semântico. (0,2) Permanecem com o
valor semântico de finalidade, mas agora são desenvolvidas.
7) __ Como você conseguiu criar filhos tão certinhos, tão bem
ajustados, apesar da falta de tempo, da pressão social e,
(...) do falatório ?
Reescreva o período
acima, transformando o trecho em negrito em 3 orações adverbiais
concessivas. (0,6) H 27
(...) apesar do tempo que faltava, da pressão exercida pela
sociedade e do falatório que acontecia.
8) Leia com atenção o cartum de
Dálcio. H 18, 19, 27
a) Explique de que forma o paralelismo sintático contribui diretamente para
a construção de humor do cartum. (0,2)
b) Nas falas das personagens há ocorrência de uma oração adverbial. Copie e
classifique esta oração. (0,2)
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