Agora, confira seu desempenho na prova!
PARTE A – VALE A PENA VER DE NOVO (1,0 ponto)
a)
Em que modo
verbal se encontram os verbos dos títulos das peças publicitárias A e B, da
Sony? (0,125) H21, 22, 23, 27
Imperativo
b) Identifique as pessoas em que os verbos estão conjugados e os pronomes
que se relacionam ao leitor. Qual é o efeito produzido no leitor pelo uso deste modo verbal no
anúncio?
(0,125) H21, 22,
23, 27
Os verbos estão conjugados na 3ª pessoa singular “você” e o pronome
possessivo ‘sua” também se relaciona à 3ª pess.
c) Relacione o título à imagem das peças publicitárias A e B e compare
ao título e imagem da peça publicitária C. O que muda na peça publicitária C? (0,125) H21, 27
O títulos
da peça publicitária “C” traz a frase nominal “Torcedores da Pátria”,
denominando ironicamente o estádio que não existe, pois os torcedores estão do
lado de fora, como mostra a imagem.
d) Analise sintaticamente os títulos das 3 peças publicitárias da Sony:
A, B e C. (0,25) H27
A e B: Sujeito oculto ou desinencial (Você);
Predicado Verbal: Viva a Copa da sua
vida.
VTD: viva
OD: a Copa da sua vida.
C – Frase
Nominal
d) De acordo com o contexto em que ocorreu a venda de ingressos para a Copa
2014 e o conceito da campanha explicitado no Texto 1, a que público se dirigem estas peças publicitárias da
Sony? (0,125) H23, 27
Como apenas uma parte da população assistirá
aos jogos, a campanha da Sony se dirige aos torcedores que não irão aos
estádios.
e) De que maneira os produtos Sony são apresentados, tanto no contexto de
preparação para a Copa quanto no momento de assistir aos jogos? (0,25) H21, 23, 27
Nas peças A e B, os torcedores assistem aos jogos com a ajuda dos
produtos Sony, celular e lap top, onde quer que estejam (no espaço ou em casa)..
PARTE B – QUESTÕES DISCURSIVAS
(9,0 pontos com a síntese)
1) Anexe a esta avaliação sua síntese
de estudos.(até 1,0)
2) Assista ao vídeo “O mundo se encontra no Brasil”. Identifique:
a)Que empresa ou
entidade é responsável pelo anúncio? (0,25) H23
Embratur
– Instituto Brasileiro de Turismo
b) Em que veículo ou suporte é feita a divulgação do anúncio?
(0,25) H23
A
divulgação é feita em 7 países por meio de vídeo, provavelmente em TV ou cinema.
c) Lembrando que a
finalidade principal do gênero anúncio publicitário é promover
determinado produto ou ideia, que produto/ideia é promovido pelo anúncio? (0,5) H23
É
promovido o evento da Copa do Mundo no Brasil e o turismo no Brasil.
d) Copie
os trechos do texto verbal do filme que fazem alusão ao público-alvo. Que recursos
linguísticos foram utilizados? (0,5) H19, 21, 23, 24
Nos
trechos “... receber você.(...) Venha nos visitar. Você vai se sentir (...)
Venha celebrar (...)” foram utilizados os verbos no Imperativo, na 3ª pessoa
sing. e o pronome de tratamento “Você”.
3) Relacione as imagens do anúncio “O mundo se encontra no Brasil” (texto não verbal) ao texto verbal,
transcrito nesta avaliação (Texto 2). H19, 21, 24, 27
a) Descreva os
elementos que são apresentados em cada imagem do filme e qual é sua relação com
o texto verbal (Texto 2). (0,5)
Cena 1 –
O Brasil preparado se relaciona ao seu símbolo: o Cristo Redentor;
Cena 2 – Jardim
= florestas;
Cena 4 -
cozinha = culinária típica regional;
Cena 5 –
Varanda = campo de futebol;
Cena 6 –
varanda = campo de futebol;
Cena 7 –
salão de festas = estádios;
Cena 8 –
iluminação = Sol;
Cena 9 –
ar condicionado = brisa do mar, vento;
Cena 10 –
chuveiros = cachoeiras;
Cena 11 –
Cama = o mar relaxante;
Cena 12 –
sala de estar = parques ao ar livre para as pessoas se reunirem.
b) Qual é a principal
figura de linguagem na qual se apoia todo o filme? Explique como ela ocorre. (0,5)
Metáfora:
há comparação das dependências de uma casa com a natureza brasileira, os pontos
turísticos e os locais que o receberão nos jogos.
c) Indique a figura de
linguagem que ocorre na frase “O Brasil está se preparando para receber você”.
Explique-a. (0,5)
Temos personificação do Brasil como o dono da casa e metonímia, pois
o país substitui todos brasileiros que estão envolvidos neste evento.
c) Indique a figura de
linguagem que ocorre na frase “O mundo se encontra no Brasil”. Explique-a. (0,5)
Metonímia – o todo “mundo” substitui a nacionalidade de cada país
que participará do evento, jogadores e turistas.
d) No filme, o título “Casa” foi utilizado com duplo sentido
(sentido denotativo e conotativo). Quais foram os sentidos empregados? (0,5)
Sentido
denotativo – casa como habitação;
Sentido
conotativo – casa como lar, um local hospitaleiro.
e) No filme, qual é
a importância do título “Casa” para a
peça publicitária como um todo, tendo em vista o conceito da campanha
desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur? (0,5)
Como diz o texto 1, a Casa “revela
um pouco do que o “lar” tem de melhor: sala, quarto, cozinha, quintal, portas.
Uma visita com a hospitalidade brasileira.”
g) Qual
foi a variedade linguística empregada e seu registro? Justifique com trechos do
texto. (0,5) H21, 23
Variedade
padrão, com registro informal: “Já tá ficando tudo pronto”
4) Analisando as estruturas sintáticas do anúncio “O mundo se encontra no Brasil”
a) Que tipo
de períodos sintáticos predominou no
texto verbal? Por quê?
Levante hipóteses para esta
predominância. (0,5) H21, 27
Predominou
o Período Simples, para acompanhar o tempo do filme, pois cada cena registrava
rapidamente um aspecto da casa associado ao Brasil.
b) Que tipo de sujeito foi
utilizado no 2º e 3º parágrafos do texto? A quem se refere este sujeito? (0,5) H21, 27
O sujeito
é oculto ou desinencial e se refere, provavelmente, a quem está preparando o
evento e aos brasileiros que receberão os turistas nas prestações de serviço.
c) Que tipo de predicação é
predominante? Justifique o uso desta estrutura sintática de acordo com as
intenções do filme publicitário. (0,5) H21, 27
Predomina
o Predicado Verbal, com verbos significativos que se referem às ações para os
preparativos: arrumamos, ajustamos, ampliamos etc.
d) Faça a análise sintática completa de um período simples, de sua
escolha, indicando a função sintática de
cada elemento da estrutura. (0,5) H21, 27
Escolha
pessoal de um dos períodos simples do 2º parágrafo. Todos em Predicado Verbal.
5) Levando em conta os conceitos de Publicidade e Propaganda estudados por nós, responda:
a) O que há em comum nos conceitos das peças publicitárias da Sony,
Coca-Cola e Hyundai? Que público-alvo
pretendem atingir? (0,5) H19, 21,23,24
Todos se dirigem ao público que não conseguirá
assistir aos jogos no estádio. Trazem soluções como a Sony ou promoções para
sorteio de ingressos.
b) A peça publicitária do Ministério
do Turismo, desenvolvida por meio do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur,
pode ser considerada como Publicidade ou como Propaganda?
Por quê?
(0,5) H21,23,24
Temos uma
Propaganda que pretende propagar a imagem de um país de muitas belezas naturais
e hospitalidade. Também há características de Publicidade visto que a peça publicitária promove o evento Copa do Mundo e incentiva o Turismo no Brasil.
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