sexta-feira, 11 de abril de 2014

2º EM GABARITO DA PROVA - 10/04

Antes de conferir o Gabarito, assista à peça publicitária "Casa", da Embratur, analisada na prova!A campanha é voltada para o turista estrangeiro, com olhos para a Copa de 2014. 'Casa' é o filme institucional do turismo brasileiro que traça um paralelo entre as belezas únicas e naturais do país com os cômodos e os objetos de um lar. Utilizando metáforas, convida cada turista a sentir-se em sua própria residência.

Agora, confira seu desempenho na prova!



PARTE A – VALE A PENA VER DE NOVO (1,0 ponto)

a) Em que modo verbal se encontram os verbos dos títulos das peças publicitárias A e B, da Sony? (0,125) H21, 22, 23, 27
Imperativo
b) Identifique as pessoas em que os verbos estão conjugados e os pronomes que se relacionam ao leitor. Qual é o efeito produzido no leitor pelo uso deste modo verbal no anúncio? (0,125) H21, 22, 23, 27
Os verbos estão conjugados na 3ª pessoa singular “você” e o pronome possessivo ‘sua” também se relaciona à 3ª pess.
c) Relacione o título à imagem das peças publicitárias A e B e compare ao título e imagem da peça publicitária C. O que muda na peça publicitária C? (0,125) H21, 27
O títulos da peça publicitária “C” traz a frase nominal “Torcedores da Pátria”, denominando ironicamente o estádio que não existe, pois os torcedores estão do lado de fora, como mostra a imagem.

 d) Analise sintaticamente os títulos das 3 peças publicitárias da Sony: A, B e C.   (0,25) H27
A e  B: Sujeito oculto ou desinencial (Você);
           Predicado Verbal: Viva a Copa da sua vida.
           VTD: viva
           OD: a Copa da sua vida.

C – Frase Nominal
d)   De acordo com o contexto em que ocorreu a venda de ingressos para a Copa 2014 e o conceito da campanha explicitado no Texto 1, a que público se dirigem estas peças publicitárias da Sony?  (0,125) H23, 27

Como apenas uma parte da população assistirá aos jogos, a campanha da Sony se dirige aos torcedores que não irão aos estádios.
e)   De que maneira os produtos Sony são apresentados, tanto no contexto de preparação para a Copa quanto no momento de assistir aos jogos? (0,25) H21, 23, 27
Nas peças A e B, os torcedores assistem aos jogos com a ajuda dos produtos Sony, celular e lap top, onde quer que estejam (no espaço ou em casa)..
PARTE B – QUESTÕES DISCURSIVAS  (9,0 pontos com a síntese)
   
                            
1)   Anexe a esta avaliação sua síntese de estudos.(até 1,0)

2)   Assista ao vídeo “O mundo se encontra no Brasil”.  Identifique:

a)Que empresa ou entidade é responsável pelo anúncio? (0,25) H23
Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo
     b) Em que veículo ou suporte é feita a divulgação do anúncio? (0,25) H23
A divulgação é feita em 7 países por meio de vídeo, provavelmente  em TV ou cinema.
c) Lembrando que a finalidade principal do gênero anúncio publicitário é promover determinado produto ou ideia, que produto/ideia é promovido pelo anúncio? (0,5) H23
É promovido o evento da Copa do Mundo no Brasil e o turismo no Brasil.

d) Copie os trechos do texto verbal do filme que fazem alusão ao público-alvo. Que recursos linguísticos foram utilizados? (0,5) H19, 21, 23, 24
Nos trechos “... receber você.(...) Venha nos visitar. Você vai se sentir (...) Venha celebrar (...)” foram utilizados os verbos no Imperativo, na 3ª pessoa sing. e o pronome de tratamento “Você”.

3) Relacione as imagens do anúncio “O mundo se encontra no Brasil” (texto não verbal) ao texto verbal, transcrito nesta avaliação (Texto 2). H19, 21, 24, 27

a)   Descreva os elementos que são apresentados em cada imagem do filme e qual é sua relação com o texto verbal (Texto 2). (0,5)
Cena 1 – O Brasil preparado se relaciona ao seu símbolo: o Cristo Redentor;
Cena 2 – Jardim = florestas;
 Cena 3 – espelhos são espelhos d’água, lagos, rios;
Cena 4 - cozinha = culinária típica regional;
Cena 5 – Varanda = campo de futebol;
Cena 6 – varanda = campo de futebol;
Cena 7 – salão de festas = estádios;
Cena 8 – iluminação = Sol;
Cena 9 – ar condicionado = brisa do mar, vento;
Cena 10 – chuveiros = cachoeiras;
Cena 11 – Cama = o mar relaxante;
Cena 12 – sala de estar = parques ao ar livre para as pessoas se reunirem.

b)   Qual é a principal figura de linguagem na qual se apoia todo o filme? Explique como ela ocorre. (0,5)
Metáfora: há comparação das dependências de uma casa com a natureza brasileira, os pontos turísticos e os locais que o receberão nos jogos.

c)   Indique a figura de linguagem que ocorre na frase “O Brasil está se preparando para receber você”. Explique-a. (0,5)
Temos personificação do Brasil como o dono da casa e metonímia, pois o país substitui todos brasileiros que estão envolvidos neste evento.
c)   Indique a figura de linguagem que ocorre na frase “O mundo se encontra no Brasil”. Explique-a. (0,5)
Metonímia – o todo “mundo” substitui a nacionalidade de cada país que participará do evento, jogadores e turistas.
d) No filme, o título “Casa” foi utilizado com duplo sentido (sentido denotativo e conotativo). Quais foram os sentidos empregados? (0,5)
Sentido denotativo – casa como habitação;
Sentido conotativo – casa como lar, um local hospitaleiro.
e) No filme, qual é a importância do título “Casa” para a peça publicitária como um todo, tendo em vista o conceito da campanha desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur? (0,5)
Como diz o texto 1, a Casa “revela um pouco do que o “lar” tem de melhor: sala, quarto, cozinha, quintal, portas. Uma visita com a hospitalidade brasileira.”
g) Qual foi a variedade linguística empregada e seu registro? Justifique com trechos do texto. (0,5) H21, 23
Variedade padrão, com registro informal: “Já tá ficando tudo pronto”

4) Analisando as estruturas sintáticas do anúncio “O mundo se encontra no Brasil”

 a) Que tipo de períodos sintáticos predominou no texto verbal? Por quê?  Levante hipóteses para esta predominância.   (0,5) H21, 27
Predominou o Período Simples, para acompanhar o tempo do filme, pois cada cena registrava rapidamente um aspecto da casa associado ao Brasil.
  
b) Que tipo de sujeito foi utilizado no 2º e 3º parágrafos do texto? A quem se refere este sujeito? (0,5) H21, 27
O sujeito é oculto ou desinencial e se refere, provavelmente, a quem está preparando o evento e aos brasileiros que receberão os turistas nas prestações de serviço.
c) Que tipo de predicação é predominante? Justifique o uso desta estrutura sintática de acordo com as intenções do filme publicitário. (0,5) H21, 27
Predomina o Predicado Verbal, com verbos significativos que se referem às ações para os preparativos: arrumamos, ajustamos, ampliamos etc.
d) Faça a análise sintática completa de um período simples, de sua escolha,  indicando a função sintática de cada elemento  da estrutura. (0,5) H21, 27
Escolha pessoal de um dos períodos simples do 2º parágrafo. Todos em Predicado Verbal.

5) Levando em conta os conceitos de Publicidade e Propaganda estudados por nós, responda:

a) O que há em comum nos conceitos das peças publicitárias da Sony, Coca-Cola e Hyundai? Que público-alvo pretendem atingir? (0,5) H19, 21,23,24
Todos se dirigem ao público que não conseguirá assistir aos jogos no estádio. Trazem soluções como a Sony ou promoções para sorteio de ingressos.
b) A peça publicitária do Ministério do Turismo, desenvolvida por meio do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur, pode ser considerada como Publicidade ou como Propaganda? Por quê? (0,5) H21,23,24
Temos uma Propaganda que pretende propagar a imagem de um país de muitas belezas naturais e hospitalidade. Também há características de Publicidade visto que a peça publicitária promove o evento Copa do Mundo e incentiva o Turismo  no Brasil.

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