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PARTE A – VALE A PENA VER DE NOVO (1,0 ponto)
1)
Funções da
Linguagem:
Quando nos comunicamos, os enunciados ou textos que produzimos estão carregados
de intenções ou finalidades. As funções da linguagem são o
conjunto destas finalidades comunicativas e estão associadas aos 6 elementos da
comunicação.
Identifique as funções da
linguagem predominantes nos textos desta avaliação.
a)
Texto 1: (0,25)H19
- Funções predominantes: Função
referencial, função conativa
b)
Texto 2: (0,25) H19
-
Funções predominantes: Função referencial
c) Texto
3: (0,25) H19
-
Funções predominantes: Função poética, conativa e referencial.
d) Dois
dos textos acima apresentam função conativa.
Por quê? (0,25) H19,
21, 22
Tanto a reportagem quanto a peça publicitária se dirigem
explicitamente ao interlocutor, promovendo um diálogo e com a intenção firme de
persuadi-lo.
PARTE B – QUESTÕES DISCURSIVAS (6,5
pontos com a síntese)
1) Anexe a esta
avaliação sua síntese de estudos.(até
1,0)
2)
De acordo com os textos de Fernanda Mena e
C.Calligaris,
a)
porque o jovem é o target da publicidade, hoje em dia? (0,5)
O jovem é o público 100% importante , pois é aquele que todos
desejam.
b) Justifique sua resposta com, pelo menos, duas
possíveis causas para este fenômeno. (0, 5)
- influência no
consumo da família;
- com a
estabilidade dos índices de inflação, ganhou poder de compra, inclusive os
jovens de baixa renda.
3)
(...) os
marqueteiros precisaram fazer um raio-X dos hábitos e do comportamento jovem.
Baseados em muitas pesquisas, eles escanearam várias tribos e sabem de cor o
que toda uma geração supostamente pensa, gosta e faz.
a)
De acordo com a peça publicitária do Bradesco (Texto 3), que
tipo de consumidor parece ser o jovem de hoje? (0,25)
“Móvel”, ou seja, ativo em sua vida e que utiliza diversos meios de
comunicação e tecnológicos (internet, celular e banco eletrônico)
b) Copie uma frase
do Texto 3 que justifique sua resposta. (0,25)
“Você é 100$ móvel”
4) Segundo o Texto 1, com o novo target,
a)
o que mudou no formato das tradicionais
campanhas publicitárias? Exemplifique.
(0,25)
Um bom filme publicitário já não é tão importante. Investe-se nos
megaeventos patrocinados pelas marcas.
b)
Qual é o novo conceito na publicidade? Por
quê? (0,25)
O conceito de “experiência”, porque os eventos promovem
“experiências” com as marcas. As experiências positivas é que se relacionam ao
produto.
5) A adolescência é um fantástico
argumento promocional.
a)
Explique a afirmação do psicanalista Contardo Calligaris. (0,25)
A adolescência, desde a década de 80 é decisiva na influência de
novas modas, transformando
comportamentos de consumo dos adultos.
b)
Segundo C. Calligaris, por que ocorre este fenômeno na sociedade atual? (0,25)
Os adolescentes são numerosos e dispõem cada vez mais de dinheiro.
6)Segundo o Texto 1, de Fernanda Mena,
a)
que imagem a
publicidade constrói da juventude? (0,25)
Constrói uma imagem de fantasia colorida, onde tudo é perfeito,
aliada aos comportamentos de rebeldia e transgressão.
b)
Esta imagem
corresponde à realidade? Justifique. (0,25)
Não, pois a manipulação destas imagens produz comportamento
conformista nos jovens e induz à depressão.
c) Relacione os conceitos de Rebeldia e
Conformismo. (0,25)
Espera-se que o aluno compreenda que o comportamento de rebeldia
próprio das gerações anteriores já não é natural. É também fabricado pela
mídia. Não há perspectiva pela qual lutar.
d)A qual desses conceitos melhor se relaciona o jovem de hoje? Por quê?
(0,25)
O jovem atual se relaciona ao conceito de
Conformismo, porque não tendo mais causas políticas autênticas por que lutar,
sua “rebeldia” se restringe a “atos de compra”.
7) Comparando imagem (texto não verbal) e texto verbal:
a)
Título: Qual é a relação entre a imagem e o título do anúncio “Você é 100% móvel. Sua conta também tem que
ser.”? (0,2)
“Você é 100% móvel. Sua conta também tem que ser” apresenta a
mobilidade das imagens.
b)
Levante hipóteses: Que relação pode haver entre esses elementos (imagem e
título) e o público-alvo? (0,2)
Os jovens
targets incorporam em seu dia-a-dia a mobilidade e a simultaneidade.
c)
Texto: Em uma peça publicitária, o texto tem a função de informar detalhes e
apresentar os principais argumentos para convencer o público-alvo a adotar o
comportamento desejado. Que produto o
anúncio torna público? (0,2)
Conta corrente bancária.
d)
Cite 2 (dois) argumentos apresentados no texto. (0,2)
- o jovem vai ao banco se quiser;
- acessa a conta da internet, celular ou
caixa eletrônico.
e) O anúncio como um todo (a imagem, o texto verbal, a
variedade linguística empregada) é adequado ao veículo e ao público leitor? Por
quê? (0,2)
Sim. A imagem traz referências de códigos e meios de comunicação
utilizados pelos jovens, além do layout típico da web. A linguagem é informal e
incorpora jargões da telefonia móvel e informática: clique, móvel.
8) Assinatura
da peça publicitária
a) Quem assina o
anúncio?
(0,25)
Banco Bradesco
c) Comente
o slogan da peça publicitária. (0,25)
“Bradescompleto” apresenta em um só banco tudo o que o jovem
precisa. É completo.
c)
Que recurso linguístico foi utilizado no slogan? (0,25)
O neologismo “Bradescompleto” foi criado
através do processo de “Composição por aglutinação”.
d)
Levando em conta a intenção da peça
publicitária, podemos considerá-la como Publicidade ou como Propaganda?
Explique. (0,25)
Predomina o conceito de Publicidade, pois
a intenção principal é de tornar público um produto e suas vantagens.
PARTE B
- GRAMÁTICA APLICADA AOS TEXTOS (2,5 pontos)
1) A linguagem publicitária frequentemente
faz uso intencional de um jogo de palavras como meio de atrair a atenção
do leitor. No título “Você é 100% móvel. Sua conta
também tem que ser.” , do anúncio Bradesco,
a) Que
palavra é essa? (0,25)
“móvel”
b) Explique o jogo
de palavras. (0,25)
O público-alvo é ativo e transita por vários meios de comunicação
simultaneamente. A conta bancária pode ser acessada também pelos mesmos
mecanismos.
2) Na linguagem publicitária, é comum o emprego de marcas linguísticas
de interlocução.
a) Copie do texto 3 (peça
publicitária) os trechos em que foi empregado o modo imperativo. (0,25)
“Conheça a Click Conta”, “Clique aqui para informações”, “Click
Conta Bradesco”, “Veja porque ...”, “Conheça a Click Conta”.
b) Em que pessoa se encontra
conjugado o Imperativo? Esta conjugação está
adequada ao target
(público-alvo)? (0,25)
Os verbos
estão conjugados na 3ª pess. Sing. “você”, o que está adequado à informalidade
do público jovem, o target desta publicidade.
3) Copie do texto do anúncio um trecho que
apresente, além do imperativo, outra
marca de interlocução, que promova o diálogo com o leitor. (0,5)
Uso do pronome
“você” e de verbos na 2ª pessoa do discurso: “é”, “acompanha”, “vai”.
4) O produto.
a)
Que recurso
linguístico foi utilizado no nome do produto veiculado nesta peça publicitária?
Explique-o. (0,5)
O recurso da onomatopeia “Clique”,
imitando o barulho do toque dos dedos nas telas e teclados de computadores,
celulares e máquinas eletrônicas das agências bancárias.
b)
Qual é a
relação entre o nome do produto e as vantagens apresentadas ao público-alvo?
(0,5)
Os cliques são representativos da
mobilidade e acessibilidade da conta corrente: simples teclar dos dedos nos
diversos meios de comunicação.
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