quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

2º EM - GABARITO DA PROVA DE 27/02

Confiram o gabarito da prova de hoje!
Anote suas dúvidas e traga para a próxima aula!


PARTE A – VALE A PENA VER DE NOVO (1,0 ponto)
1)   Funções da Linguagem: Quando nos comunicamos, os enunciados ou textos que produzimos estão carregados de intenções ou finalidades. As funções da linguagem são o conjunto destas finalidades comunicativas e estão associadas aos 6 elementos da comunicação.
Identifique as funções da linguagem predominantes nos textos desta avaliação.
a) Texto 1: (0,25)H19
- Funções  predominantes: Função referencial, função conativa
b) Texto 2: (0,25) H19
- Funções  predominantes: Função referencial
c) Texto 3: (0,25) H19
- Funções  predominantes: Função poética, conativa e referencial.
d)  Dois dos textos acima apresentam  função conativa. Por quê? (0,25) H19, 21, 22

Tanto a reportagem quanto a peça publicitária se dirigem explicitamente ao interlocutor, promovendo um diálogo e com a intenção firme de persuadi-lo.
PARTE B – QUESTÕES DISCURSIVAS  (6,5 pontos com a síntese)
   

    1) Anexe a esta avaliação sua síntese de estudos.(até 1,0)

2)   De acordo com os textos de Fernanda Mena e C.Calligaris,

a)   porque o jovem é o target da publicidade, hoje em dia? (0,5)
O jovem é o público 100% importante , pois é aquele que todos desejam.
b) Justifique sua resposta com, pelo menos, duas possíveis causas para este fenômeno. (0, 5)
- influência no consumo da família;
- com a estabilidade dos índices de inflação, ganhou poder de compra, inclusive os jovens de baixa renda.




3)   (...) os marqueteiros precisaram fazer um raio-X dos hábitos e do comportamento jovem. Baseados em muitas pesquisas, eles escanearam várias tribos e sabem de cor o que toda uma geração supostamente pensa, gosta e faz.

a) De acordo com a peça publicitária do Bradesco (Texto 3), que tipo de consumidor parece ser o jovem de hoje? (0,25)
    “Móvel”, ou seja, ativo em sua vida e que utiliza diversos meios de comunicação e tecnológicos (internet, celular e banco eletrônico)
b) Copie uma frase do Texto 3 que justifique sua resposta. (0,25)
“Você é 100$ móvel”

4)   Segundo o Texto 1, com o novo target,

a)   o que mudou no formato das tradicionais campanhas publicitárias? Exemplifique.    (0,25)
Um bom filme publicitário já não é tão importante. Investe-se nos megaeventos patrocinados pelas marcas.
b)   Qual é o novo conceito na publicidade? Por quê?  (0,25)
O conceito de “experiência”, porque os eventos promovem “experiências” com as marcas. As experiências positivas é que se relacionam ao produto.

5) A adolescência é um fantástico argumento promocional.
a) Explique a afirmação do psicanalista Contardo Calligaris. (0,25)
A adolescência, desde a década de 80 é decisiva na influência de novas modas,  transformando comportamentos de consumo dos adultos.
b) Segundo C. Calligaris, por que ocorre este fenômeno na sociedade atual? (0,25)
Os adolescentes são numerosos e dispõem cada vez mais de dinheiro.


6)Segundo o Texto 1, de Fernanda Mena,

a)   que imagem a publicidade constrói da juventude?  (0,25)
Constrói uma imagem de fantasia colorida, onde tudo é perfeito, aliada aos comportamentos de rebeldia e transgressão.
b)   Esta imagem corresponde à realidade? Justifique. (0,25)
Não, pois a manipulação destas imagens produz comportamento conformista nos jovens e induz à depressão.
c)  Relacione os conceitos de Rebeldia e Conformismo. (0,25)
Espera-se que o aluno compreenda que o comportamento de rebeldia próprio das gerações anteriores já não é natural. É também fabricado pela mídia. Não há perspectiva pela qual lutar.

d)A qual desses conceitos melhor se relaciona o jovem de hoje? Por quê? (0,25)
O jovem atual se relaciona ao conceito de Conformismo, porque não tendo mais causas políticas autênticas por que lutar, sua “rebeldia” se restringe a “atos de compra”.

7) Comparando imagem (texto não verbal) e texto verbal:
a) Título: Qual é a relação entre a imagem e o título do anúncio “Você é 100% móvel. Sua conta também tem que ser.”? (0,2)
“Você é 100% móvel. Sua conta também tem que ser” apresenta a mobilidade das imagens.
b) Levante hipóteses: Que relação pode haver entre esses elementos (imagem e título) e o público-alvo? (0,2)
Os jovens targets incorporam em seu dia-a-dia a mobilidade e a simultaneidade.
c) Texto: Em uma peça publicitária, o texto tem a função de informar detalhes e apresentar os principais argumentos para convencer o público-alvo a adotar o comportamento desejado.  Que produto o anúncio torna público? (0,2)
Conta corrente bancária.
d) Cite 2 (dois) argumentos apresentados no texto. (0,2)
- o jovem vai ao banco se quiser;
- acessa a conta da internet, celular ou caixa eletrônico.
e) O anúncio como um todo (a imagem, o texto verbal, a variedade linguística empregada) é adequado ao veículo e ao público leitor? Por quê? (0,2)
Sim. A imagem traz referências de códigos e meios de comunicação utilizados pelos jovens, além do layout típico da web. A linguagem é informal e incorpora jargões da telefonia móvel e informática: clique, móvel.

8) Assinatura da peça publicitária

a) Quem assina o anúncio?
 (0,25)
Banco Bradesco
c)  Comente o slogan da peça publicitária. (0,25)
“Bradescompleto” apresenta em um só banco tudo o que o jovem precisa. É completo.

c) Que recurso linguístico foi utilizado no slogan? (0,25)
O neologismo “Bradescompleto” foi criado através do processo de “Composição por aglutinação”.
d) Levando em conta a intenção da peça publicitária, podemos considerá-la como Publicidade ou como Propaganda? Explique. (0,25)

Predomina o conceito de Publicidade, pois a intenção principal é de tornar público um produto e suas vantagens.

PARTE B - GRAMÁTICA APLICADA AOS TEXTOS (2,5 pontos)

     

1) A linguagem publicitária frequentemente faz uso intencional de um jogo de palavras como meio de atrair a atenção do leitor. No título Você é 100% móvel. Sua conta também tem que ser.” , do anúncio Bradesco,

a) Que palavra é essa? (0,25)
“móvel”
b) Explique o jogo de palavras. (0,25)
O público-alvo é ativo e transita por vários meios de comunicação simultaneamente. A conta bancária pode ser acessada também pelos mesmos mecanismos.


2) Na linguagem publicitária, é comum o emprego de marcas linguísticas de interlocução.

 a) Copie do texto 3 (peça publicitária) os trechos em que foi empregado o modo    imperativo. (0,25)
“Conheça a Click Conta”, “Clique aqui para informações”, “Click Conta Bradesco”, “Veja porque ...”, “Conheça a Click Conta”.
 b) Em que pessoa se encontra conjugado o Imperativo? Esta conjugação está   adequada ao target (público-alvo)? (0,25)
Os verbos estão conjugados na 3ª pess. Sing. “você”, o que está adequado à informalidade do público jovem, o target desta publicidade.

3) Copie do texto do anúncio um trecho que apresente, além do imperativo,  outra marca de interlocução, que promova o diálogo com o leitor.  (0,5)
Uso do pronome “você” e de verbos na 2ª pessoa do discurso: “é”, “acompanha”, “vai”.

4) O produto.

a)   Que recurso linguístico foi utilizado no nome do produto veiculado nesta peça publicitária? Explique-o. (0,5)
O recurso da onomatopeia “Clique”, imitando o barulho do toque dos dedos nas telas e teclados de computadores, celulares e máquinas eletrônicas das agências bancárias.
b)   Qual é a relação entre o nome do produto e as vantagens apresentadas ao público-alvo? (0,5)

Os cliques são representativos da mobilidade e acessibilidade da conta corrente: simples teclar dos dedos nos diversos meios de comunicação.

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