Antes de conferir o Gabarito da prova de 28 de fevereiro, assista a um vídeo especial sobre os recursos de Humor!
Agora, confira o Gabarito!
PARTE A – VALE A PENA VER DE NOVO (1,0 ponto)
1) No conto “O jardim
selvagem”, de Lygia Fagundes Telles, a linguagem figurada nos traz uma maneira
especial de fazer imaginar a personalidade e as sensações das personagens: H21, 27
I – Daniela é assim como um jardim selvagem.
II – Ele me olhou com um ar de gigante da montanha
falando com a formiguinha.
III – (...) você precisava ver que pérola de menino!
Uma verdadeira pérola...
IV – Mas falou em música, que tudo tinha que ser como
uma música.
a) Que figura de linguagem predomina
nos trechos acima: comparação ou metáfora? Explique, indicando a figura
presente em cada trecho. (0,5)
Predomina a comparação nos trechos I, II e IV. Em III, temos
uma metáfora.
b) Escolha um dos trechos e responda: de acordo com a figura de
linguagem utilizada, explique como é a personalidade do protagonista da história? (0,5)
Nos trechos I e IV, as comparações mostram a
personalidade apaixonada e impulsiva de Daniela.
O trecho II mostra a superioridade do tio
sobre a sobrinha.
PARTE B – ANÁLISE DE CONTO DE MISTÉRIO
(3,5 pontos com a síntese)
1) Anexe a esta
avaliação sua síntese de estudos.(até
1,0)
2) O livro “Histórias de mistério”, lido por
vocês neste trimestre, é uma coletânea de contos de Lygia Fagundes Telles que
registram diferentes maneiras de lidar com conflitos humanos: a ansiedade, a
morte, a perda do amor. Faça uma análise completa dos elementos da narrativa,
presentes no conto destinado a você: H15, 18, 21, 27
Conto: Análise
de um conto diferente por aluno (sorteio).
2 a 4) Análise de
um conto diferente por aluno
(sorteio).
Respostas variam de acordo com o conto analisado
pelo aluno.
PARTE C – GRAMÁTICA APLICADA (5,5 pontos)
1) Discursos
narrativos: H18, 21, 27
Análise de um conto diferente por aluno (sorteio). Respostas variam de acordo com o
conto analisado pelo aluno.
a) Verifique no conto que você analisou a presença dos discursos: discurso direto, discurso indireto e discurso
indireto livre. Justifique com trechos do texto. (0,25)
b) Que tipo de discurso predominou no conto como um todo
e que efeito provocou no leitor? (0,25)
Espera-se que o
estudante perceba o efeito de cada tipo de discurso citado no texto:
- Discurso Direto: “presentifica” e dá vida à cena.
- Discurso indireto:
promove distanciamento e traz o olhar do narrador em primeiro plano.
- Discurso indireto
livre: narrador onisciente narra além do que pode ver e ouvir. O personagem é
desnudado em seus sentimentos e pensamentos mais secretos.
2) O cartum é um desenho humorístico ou uma
espécie de anedota gráfica que critica e/ou ironiza atitudes e comportamentos
humanos. H15, 18, 21, 27
Leia com atenção
os cartuns abaixo e responda às questões.
I -
II –
a) Descreva a imagem dos cartuns: o cenário e as personagens presentes
nos dois cartuns, fisicamente e em suas expressões fisionômicas. (0,25)
Nos dois cartuns, o cenário traz mesas
simples, com madeira rachada e remendada e paredes com rachaduras,
representando a precariedade dos hospitais públicos. Os médicos usam uniformes
e os pacientes estão vestidos com roupas muito simples, de chinelos ou
descalços. Pacientes têm expressão de dor e médicos têm expressão envergonhada,
de quem se desculpa.
b)
O que há em
comum entre os cartuns no comportamento do médico e do paciente? (0,25)
Os pacientes parecem estar doentes e
suplicar ajuda, enquanto que o médico tem uma expressão de quem se desculpa
pela precariedade do atendimento.
c) É possível dizer que os dois cartuns se referem a
um mesmo tema. Qual é o tema? (0,25)
Sim. O tema é a
situação precária dos hospitais públicos.
d) Que
recursos foram utilizados para produzir o humor crítico nos dois
cartuns? (0,25)
Nos dois cartuns
temos os estereótipos criados pela imagem em conjunto com a variedade
linguística. Temos o recurso do absurdo das situações e a ironia na fala dos
médicos.
e) Que tipo de discurso
narrativo foi empregado nos cartuns acima: o direto ou o indireto? (0,25)
Discurso
direto.
f) Escolha um dos dois cartuns e transforme-o mudando seu discurso,
utilizando apenas linguagem verbal (sem desenho). Procure caracterizar as
personagens através de sua linguagem. Não se esqueça da pontuação
adequada e utilize verbos de dizer, adjetivos ou advérbios que
caracterizem seu estado emocional. Faça as alterações que julgar necessárias,
como o acréscimo de um narrador, por exemplo. (0,5)
Resposta pessoal
g) Compare o resultado
acima com os textos originais.
Qual das duas versões dá maior destaque à personagem do que ao narrador:
a versão original ou a versão produzida por você? (0,25)
Espera-se que o aluno perceba que o
discurso direto, na versão original, presentifica os fatos e dá mais destaque à
personagem.
3) As orações
abaixo foram transcritas do Cartum 1. H 21,
27
I
- Doutor,
eu tô com falta de ar.
II – Este hospital está com falta de leito,
falta de médico, falta de medicamento, falta de verba...
a) Qual é o sujeito das duas orações? (0,5)
I – Eu (sujeito determinado simples).
II – Este hospital (sujeito determinado
simples).
b) Que tipo de predicado ocorre nas duas orações? (0,5)
Predicado Nominal
c) Qual é a
importância deste tipo de predicado para
a construção do humor crítico nos dois cartum? (0,5)
Ambos os predicados destacam estados dos sujeitos:
estado de saúde do paciente e a precariedade dos hospitais públicos,
respectivamente.
4)
As orações abaixo foram transcritas do conto “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles.
- Grife o predicado das orações.
- Classifique os predicados de acordo com o código abaixo: H 21, 27
(PV) Predicado Verbal
(PN) Predicado Nominal
(PVN) Predicado Verbo-nominal
a)
A saleta era escura, atulhada de móveis velhos,
desparelhados. ( PN ) (0,25)
b)
A mulher subiu
concentrada a estreita escada de caracol. ( PVN
) (0,25)
c)
Ela firmou o olhar oblíquo no caixotinho debaixo da cama. (PV ) (0,25)
d)
No chão, a trilha de formigas mortas era agora uma fita
escura. ( PN ) (0,25)
e)
Em qual das
orações acima os predicados informam simultaneamente
estado e ação praticada pelo sujeito? Copie a oração e grife o estado e a ação correspondentes. (0,25)
A mulher subiu concentrada a estreita escada de
caracol.
f)
Qual foi a
importância do Predicado Nominal
para a construção do suspense no
conto “As formigas”? (0,25)
Espera-se que o estudante perceba que
o Predicado Nominal foi essencial para a
construção do suspense no conto:
-
na descrição do cenário da casa e do quartinho das estudantes;
- na descrição da dona da casa e suas
expressões dúbias e misteriosas;
- na descrição das estudantes em físico e
personalidade;
- na descrição de seus estados conforme o
desenrolar do enredo.
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