segunda-feira, 3 de março de 2014

9º ANO - GABARITO PROVA 28/02

Oi, Turminha!
Antes de conferir o Gabarito da prova de 28 de fevereiro, assista a um vídeo especial sobre os recursos de Humor!
Anote o que chamou a atenção no vídeo para comentar em aula.

Agora, confira o Gabarito!


PARTE A – VALE A PENA VER DE NOVO (1,0 ponto)

1)    No conto “O jardim selvagem”, de Lygia Fagundes Telles, a linguagem figurada nos traz uma maneira especial de fazer imaginar a personalidade e as sensações das personagens: H21, 27

I – Daniela é assim como um jardim selvagem.
                                                                    
II – Ele me olhou com um ar de gigante da montanha falando com a formiguinha.

III – (...) você precisava ver que pérola de menino! Uma verdadeira pérola...

IV – Mas falou em música, que tudo tinha que ser como uma música.
                                                      

a)    Que figura de  linguagem predomina nos trechos acima: comparação ou metáfora? Explique, indicando a figura presente em cada trecho. (0,5)

Predomina a comparação nos trechos I, II e IV. Em III, temos uma metáfora.
b) Escolha um dos trechos e responda: de acordo com a figura de linguagem utilizada, explique como é a personalidade do protagonista da história? (0,5)
Nos trechos I e IV, as comparações mostram a personalidade apaixonada e impulsiva de Daniela.
O trecho II mostra a superioridade do tio sobre a sobrinha.

PARTE BANÁLISE DE CONTO DE MISTÉRIO  (3,5 pontos com a síntese)

1) Anexe a esta avaliação sua síntese de estudos.(até 1,0)

2)  O livro “Histórias de mistério”, lido por vocês neste trimestre, é uma coletânea de contos de Lygia Fagundes Telles que registram diferentes maneiras de lidar com conflitos humanos: a ansiedade, a morte, a perda do amor. Faça uma análise completa dos elementos da narrativa, presentes no conto destinado a você: H15, 18, 21, 27

Conto: Análise de um conto diferente por aluno (sorteio).

2 a 4) Análise de um conto diferente por aluno (sorteio).
         Respostas variam de acordo com o conto analisado pelo aluno.


PARTE CGRAMÁTICA APLICADA  (5,5 pontos)

1) Discursos narrativos: H18, 21, 27

Análise de um conto diferente por aluno (sorteio). Respostas variam de acordo com o conto analisado pelo aluno.

a)   Verifique no conto que você analisou a presença dos discursos: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.  Justifique com trechos do texto. (0,25)

b) Que tipo de discurso predominou no conto como um todo e que efeito provocou no leitor? (0,25)
Espera-se que o estudante perceba o efeito de cada tipo de discurso citado no texto:
- Discurso Direto: “presentifica”  e dá vida à cena.
- Discurso indireto: promove distanciamento e traz o olhar do narrador em primeiro plano.
- Discurso indireto livre: narrador onisciente narra além do que pode ver e ouvir. O personagem é desnudado em seus sentimentos e pensamentos mais secretos.

2) O cartum é um desenho humorístico ou uma espécie de anedota gráfica que critica e/ou ironiza atitudes e comportamentos humanos. H15, 18, 21, 27

Leia com atenção os cartuns abaixo e responda às questões.
I -




II –



a) Descreva a imagem dos cartuns: o cenário e as personagens presentes nos dois cartuns, fisicamente e em suas expressões fisionômicas. (0,25)
Nos dois cartuns, o cenário traz mesas simples, com madeira rachada e remendada e paredes com rachaduras, representando a precariedade dos hospitais públicos. Os médicos usam uniformes e os pacientes estão vestidos com roupas muito simples, de chinelos ou descalços. Pacientes têm expressão de dor e médicos têm expressão envergonhada, de quem se desculpa.
b)    O que há em comum entre os cartuns no comportamento do médico e do paciente? (0,25)
Os pacientes parecem estar doentes e suplicar ajuda, enquanto que o médico tem uma expressão de quem se desculpa pela precariedade do atendimento.
c)  É possível dizer que os dois cartuns se referem a um mesmo tema. Qual é o tema? (0,25)
Sim. O tema é a situação precária dos hospitais públicos.
d) Que recursos foram utilizados para produzir o humor crítico nos dois cartuns? (0,25)
Nos dois cartuns temos os estereótipos criados pela imagem em conjunto com a variedade linguística. Temos o recurso do absurdo das situações e a ironia na fala dos médicos.
e)    Que tipo de discurso narrativo foi empregado nos cartuns acima: o direto ou o indireto? (0,25)

Discurso direto.

f) Escolha um dos dois cartuns e transforme-o mudando seu discurso, utilizando apenas linguagem verbal (sem desenho). Procure caracterizar as personagens através de sua linguagem. Não se esqueça da pontuação adequada e utilize verbos de dizer, adjetivos ou advérbios que caracterizem seu estado emocional. Faça as alterações que julgar necessárias, como o acréscimo de um narrador, por exemplo. (0,5)
Resposta pessoal
g) Compare o resultado acima com os textos originais.
Qual das duas versões dá maior destaque à personagem do que ao narrador: a versão original ou a versão produzida por você? (0,25)
Espera-se que o aluno perceba que o discurso direto, na versão original, presentifica os fatos e dá mais destaque à personagem.


3) As orações abaixo foram transcritas do Cartum 1.            H 21, 27


      I  - Doutor, eu tô com falta de ar.

 II – Este hospital está com falta de leito, falta de médico, falta de medicamento, falta de verba...


a) Qual é o sujeito das duas orações? (0,5)

I – Eu (sujeito determinado simples).
II – Este hospital (sujeito determinado simples).
b) Que tipo de predicado ocorre nas duas orações? (0,5)

Predicado Nominal
c) Qual é a importância deste tipo de predicado para a construção do humor crítico nos dois cartum? (0,5)

Ambos os predicados destacam estados dos sujeitos: estado de saúde do paciente e a precariedade dos hospitais públicos, respectivamente.

4) As orações abaixo foram transcritas do conto  “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles.

-  Grife o predicado das orações.
- Classifique os predicados de acordo com o código abaixo: H 21, 27

(PV) Predicado Verbal
(PN) Predicado Nominal
(PVN) Predicado Verbo-nominal

a)   A saleta era escura, atulhada de móveis velhos, desparelhados. ( PN   ) (0,25)

b)    A mulher subiu concentrada a estreita escada de caracol. ( PVN  ) (0,25)

c)   Ela firmou o olhar oblíquo no caixotinho debaixo da cama. (PV ) (0,25)

d)   No chão, a trilha de formigas mortas era agora uma fita escura. ( PN ) (0,25)

e)   Em qual das orações acima os predicados informam simultaneamente estado e ação praticada pelo sujeito? Copie a oração e grife o estado e a ação correspondentes. (0,25)
A mulher subiu concentrada a estreita escada de caracol.

f)    Qual foi a importância do Predicado Nominal para a construção do suspense no conto “As formigas”? (0,25)
Espera-se que o estudante perceba que o  Predicado Nominal foi essencial para a construção do suspense no conto:
-  na descrição do cenário da casa e do quartinho das estudantes;
- na descrição da dona da casa e suas expressões dúbias e misteriosas;
- na descrição das estudantes em físico e personalidade;
- na descrição de seus estados conforme o desenrolar do enredo.

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