Antes de conferir o Gabarito da prova de 28 de fevereiro, assista a um trecho do show de Rita Lee, em Salvador, interpretando "As Mina de Sampa", canção analisada nesta avaliação.
Agora confira o Gabarito da Prova. Anote suas dúvidas para esclarecer em classe.
PARTE A – ANÁLISE DOS DISCURSOS
(5,5 pontos com a síntese)
1) Anexe a esta avaliação sua síntese
de estudos.(até 1,0)
2) Na criação dos textos "30 gírias de São Paulo ...",
"As mina de Sampa" e "Denúncia do preconceito ...", os
autores serviram-se somente da linguagem
verbal, apenas da linguagem
não-verbal ou mesmo de ambas, buscando atingir o interlocutor de maneiras
diferentes. Verifique que tipos de linguagens
foram utilizados em cada texto: H 1, 21
a) Texto 1: "30 gírias de São Paulo ...": (0,25)
Linguagem verbal e não verbal
b)
Texto 2: " As
mina de Sampa ": (0,25)
Linguagem verbal
c) Texto 3: "Denúncia do preconceito ..." (0,25)
Linguagem verbal e não verbal
d)
Qual é a função
das imagens nos textos acima? (0,25)
No Texto 1 e no Texto 3 as imagens têm a
função de ilustrar o texto verbal.
3) Funções da Linguagem: H 19, 21, 22, 25, 26
a) O tema ou referente da notícia
(Texto 1) coincide com um dos tipos básicos de variedade linguística. Qual?
Justifique com trechos da notícia. (0,5)
O referente aborda a gíria, variedade social e regional dos
habitantes de São Paulo, como vemos em “Entre termos de gastronomia como
“breja” e “bicho-de-pé”, e alguns locais, como “Ibira” e “Banespão”, confira a
seleção com algumas das gírias mais usadas pelos moradores da cidade.”
b) Levando em conta o tema e a intenção
comunicativa, que função da linguagem
predomina no Texto 1? Por quê? (0,5)
Predomina a função referencial, pois o texto enfatiza o
referente da mensagem e tem a intenção de informar a respeito do “Dicionário de
Paulistanês”.
c) Em qual dos três textos predomina a função poética? Por quê? (0,5)
No Texto 2, canção de Rita Lee, a função poética está presente
na forma da mensagem em versos e estrofes e na escolha dos signos linguísticos
em seu significado e significante (fonemas).
c) Em qual dos três textos predomina a função
emotiva? Por quê? (0,5)
A canção (Texto 2) traz a
opinião do eu lírico sobre as mulheres de São Paulo: Eu gosto as pampa das mina de Sampa!.
O texto 3, de um Blog, também traz a função emotiva, porém de
forma mais distanciada, utilizando a 1ª pess. plural: Sejamos críticos
com relação a nossos próprios pensamentos.
4) Rita
Lee é uma roqueira irreverente. Em “As mina de Sampa”, apresenta a imagem atribuída
às mulheres paulistanas.
a) A imagem
que os locutores, Rita Lee e Roberto de Carvalho, transmitem da mulher
paulistana corresponde à realidade ou a estereótipos sociais?
Por quê?
Obs:
Procure lembrar do conceito de estereótipo, antes de produzir sua resposta. (0,25) H 21, 22, 25, 26
A imagem da paulistana, na canção, corresponde a estereótipos
sociais que generalizam a paulistana como “branquelas”, modernas e na moda,
antenadas com as grifes internacionais, mais adeptas do rock, trabalhadoras que
nunca viajam e que são vítimas da violência urbana.
b) Ocorrem
outros estereótipos no texto? Quais? Identifique na canção estes
estereótipos e justifique cada um com um verso. (0,25) H21, 22, 25, 26
Aparecem estereótipos para mulheres de outras regiões do
Brasil:
- baianas: Toda menina baiana vive na maior moleza.
- cariocas: Mas pra sambar no pé tem que nascer carioca.
d) O Texto 3, publicado no Blog Paraguaiteete, acusa
a canção “As mina de Sampa” de preconceituosa e discriminatória? Por quê? (0,25) H21, 22, 25, 26
O Blog não acusa diretamente a canção, mas afirma
que sua letra “deve servir como denúncia
a um preconceito disfarçado de normalidade. O Paraguai como um sinônimo
inequívoco e natural de falsificação e pirataria”.
Afirma ainda que é um preconceito que está no inconsciente coletivo do
brasileiro.
e) Você concorda com a opinião do blogueiro? Explique buscando argumentos
no consistentes. (0,5) H21, 22, 25, 26
Resposta pessoal.
f)
O referente do
texto publicado no Blog é objeto de estudo da Gramática? Podemos considerar o
texto uma metalinguagem? Por
quê? (0,25) H19, 22, 27
Sim, o texto do Blog é uma metalinguagem,
pois reflete sobre as ideologias que estão implícitas no vocabulário de um
grupo de falantes, no caso o brasileiro, expresso na música de Rita Lee.
PARTE B – GRAMÁTICA APLICADA AOS DISCURSOS ( 4,5 pontos)
1) Ao caracterizar as mulheres de São Paulo, os locutores Rita Lee e Roberto de Carvalho procuram
apresentar no texto elementos linguísticos que marcam a fala coloquial dos
paulistanos.
a)
Copie da canção os elementos linguísticos
referentes à Semântica
(vocabulário escolhido como característico dos paulistanos). (0,25)
Branquela, grana, um
cara bacana,mina, bixiga, trampo.
b) Copie da canção os elementos linguísticos referentes à Variedade
linguística falada (elementos fonéticos, referentes ao sotaque). (0,25)
mortandeila,
berinjeila, apartameintu, Sotaque do bixiga, nena, cem pur ceintu.
c) Sintaxe: explique como acontecem as concordâncias
Nominal e Verbal no Paulistanês da canção “As mina de Sampa”. (0,25)
A caracterização das mulheres de
São Paulo ocorre com frases cujo sujeito é "As mina de Sampa".
Portanto, o que determina as flexões dos verbos e predicativos para o plural é
o artigo, uma vez que o núcleo do sujeito "mina" está no singular.
2) Numa reflexão sobre a Variedade Padrão, norma
linguística considerada como sistema de instruções que determinam os usos de
uma dada língua comum, corrente numa determinada comunidade, observe os verbos
utilizados na canção “As mina de Sampa” e as afirmações abaixo:
I - Todos os verbos, exceto o verbo TER, em Tem
mina de Sampa que é discreta, concreta, uma lady!, foram utilizados de acordo com a língua culta
e registro formal.
II - Todos os verbos foram utilizados de acordo com a norma padrão-culta
do Português.
Com
qual das afirmações acima você concorda? Explique por que. (0,5)
Das afirmações, a II está
correta, pois o uso do verbo ter indicando existência infringe a norma padrão, já que para esse caso
se deve empregar o verbo haver.
3)
Imagine que você vá contribuir com o site do Dicionário do Paulistanês. Elabore
verbetes para os vocábulos e expressões abaixo, presentes na canção de Rita
Lee. Atenção! O verbete deve apresentar classe gramatical e exemplificar o uso
do vocábulo/ expressão linguística!
a)
Mina: (0,25)
Mina - s.f. Moça, garota. Essa
mina é muito bonita!
b)
Às pampa: (0,25)
Às pampa - loc.adv.intens. Muito. Eu gosto às pampa de comida japonesa.
c) Que função da linguagem predomina num verbete de
dicionário? (0,25)
Função metalinguística.
4)
Para responder à questão, leia com atenção a
tirinha:
a)
Identifique no 1º quadrinho da tirinha os elementos
da comunicação: (0,5) H1, H19
-Emissor:
Mãe de Nicolau
-Receptor:
Nicolau
-Mensagem:
“Nic, acho
melhor a gente não comprar esse DVD!”
-Código: Português
- Canal:
Ondas sonoras, ar, aparelho fonador, mãos, expressão facial.
b)
No quadrinho 3 da tirinha, o Humor acontece a
partir de uma contradição entre a
mensagem falada e a mensagem visual. Explique esse paradoxo. (0,5) H1, H19, H25, H26
A fala do vendedor é contaditória, pois ele afirma que seu produto é
original, não é pirata, mas ele está fantasiado de pirata dos mares.
c) Em decorrência desta contradição, a comunicação entre compradores e vendedor pode não
ter se realizado com sucesso. Por quê? Levante hipóteses sobre o que possa ter
ocorrido. (0,5) H22, 25, 26
A imagem do homem fantasiado de pirata, o
tradicional ladrão e contrabandista dos mares, insinua que o produto é
falsificado; portanto, a venda pode não ter ocorrida, demonstrando que o que
ele falou não convenceu a compradora.
5)
O signo
linguístico pode apresentar dois tipos de significado: denotativo e
conotativo. Indique o tipo de significado para os signos PIRATA e PIRATARIA e
defina o vocábulo:
a) Ao
que parece, a cantora apenas reproduz algo que está no inconsciente de muitos
de seus conterrâneos: o Paraguai como um sinônimo inequívoco e natural de falsificação e pirataria.(Texto 3) (0,5)
Conotação: Comércio ilegal de produtos copiados sem autorização do autor
ou detentor dos direitos legais. Ex: CD, livro.
b)
(0,5)
Denotação: a imagem reproduz o ladrão
que pratica roubos em embarcações e povoações costeiras.
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