terça-feira, 12 de março de 2013

2º E.M. - GABARITO – AVALIAÇÃO 05/03/13

Assista ao vídeo da publicidade “Trem Azul” da TIM, analisada nesta avaliação, ao som da música de Lô Borges que inspirou seu conceito!




PARTE A – VALE A PENA VER DE NOVO (1,0 ponto)


1) Funções da Linguagem:

a) Texto 1: (0,25)

- Funções predominantes: Função conativa e função poética.
- Justificativa: Enfatiza o leitor, chamando sua atenção e a mensagem, construída com recursos poéticos.

b) Texto 2: (0,25)

- Funções predominantes: Função referencial
- Justificativa: A intenção principal é a de informar sobre o lançamento da campanha e seu processo de criação.

c) Texto 3: (0,25)

- Funções predominantes: Função poética.
- Justificativa: Há um cuidado com a organização da mensagem, ao selecionar as palavras e a sonoridade que compõem o texto.

d) Texto 4: (0,25)

- Funções predominantes: Função referencial.
- Justificativa: Há a intenção principal de informar sobre a biografia do compositor.

PARTE B – QUESTÕES DISCURSIVAS (9,0 pontos com a síntese)

1) Anexe a esta avaliação sua síntese de estudos.(até 1,0)

2) Imagem do anúncio (texto não verbal).

a) (0,5)
Num cenário urbano, em primeiro plano, temos um trem-bala azul, conduzido pelo grupo Blue Man.

b) Comparando imagem e texto verbal: (0,5)O trem-bala é rápido e fará o consumidor chegar mais longe, utilizando a telefonia móvel da Tim. O texto explica a metáfora presente na imagem, deixando explícita a comparação: “A TIM é como um trem”.

c) Intertextualidade na imagem e no texto (0,5)
Ocorre intertextualidade com a música de Lô Borges, “O trem azul”. A sensação é de liberdade ao ir mais longe, na vida e na comunicação à distância.

3) Título e público-alvo.

a) “ambiguidade” (0,5)
“Vá mais longe” pode significar denotativamente, atingir longas distâncias e, mesmo assim, estar comunicável. Também traz a conotação de buscar seus objetivos de vida, com ousadia e liberdade.b) diálogo com o público-alvo. (0,5)
“Vá” apresenta o verbo no imperativo, na 3ª pessoa. Singular.c) público-alvo (0,5)
O público-alvo provavelmente é jovem e ousado, que tem o futuro pela frente e não tem medo de buscar seus sonhos.

4) Texto:

a) (0,5)
A telefonia móvel (celulares) e internet móvel.

b) recursos argumentativos (0,5)
“A TIM é como um trem” relaciona o trem-bala às vantagens da empresa de telefonia TIM (rápida e capaz de atingir longas distâncias).c) marcas de interlocução (0,5)
Os pronomes na 3ª pessoa: “Ajuda você a chegar ... seus sonhos ...seu destino!

5) Sintaxe da peça publicitária

a) no título (0,5)
Período simples, provoca rápida memorização e rapidez na leitura.

b) no texto (0,5)
“Para que você possa se comunicar mais e ir mais longe”.

c) (0,5)
Temos o sujeito simples (a TIM, ela) determinado ou o sujeito oculto (“Ajuda você”).

6) Assinatura da peça publicitária

a) (0,25)
TIM

b) slogan (0,5)
“Você, sem fronteiras” valoriza o consumidor e enfatiza a vantagem de usar TIM

c) recurso linguístico (0,5)
Uma frase nominal, curta.

d) Publicidade ou Propaganda? (0,5)
Temos uma publicidade que torna públicos os produtos da TIM: telefonia e internet móveis eficientes.

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