O artigo abaixo focaliza a Competência V:
Elaborar
proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos
humanos.
Leia a reportagem Revista Língua Portuguesa e descubra como uma proposta simples, mas detalhada e criativa, pode atender a esta competência!
Como elaborar uma proposta de intervenção que
convença os examinadores
Saiba formas de
criar uma proposta nota 10 dentro do curto tempo da prova
Por Luiz Roberto Wagner e Djenane Sichieri Wagner Cunha
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A maioria dos vestibulares exige, para redação, o tipo de texto argumentativo. O Enem, no entanto, escolheu como norte o texto dissertativo-argumentativo: a redação esperada pelos examinadores precisa defender uma ideia usando explicações para justificá-la. Mas, além de apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em argumentos consistentes, a redação deve oferecer uma proposta de intervenção na vida social, respeitando os direitos humanos. Essa proposta deve considerar os pontos abordados na argumentação, deve manter vínculo direto com a tese desenvolvida e coerência com os argumentos usados, já que expressa a visão do autor, das possíveis soluções para a questão discutida.
O candidato deve recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Vamos aqui trabalhar mais especificamente essa proposta de intervenção, que tem sido um dos entraves dos alunos, acostumados sempre com a chamada "conclusão". A divisão aristotélica usada até hoje (introdução, desenvolvimento e conclusão) é convertida pelos professores, desde o fundamental, numa terminologia que nos faz aprender a produzir textos com "começo, meio e fim". É esse "fim" que é confundido equivocadamente pelos candidatos com a "proposta de intervenção".
Viável
O Guia do Participante, do MEC-Inep, sugere que a proposta de intervenção seja "detalhada" para "permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade". Significa dizer que ela deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. A proposta deve, ainda, refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, e a coerência da argumentação é decisiva para a avaliação.
Que tema pode cair na redação? Essa é uma das maiores preocupações dos estudantes. Todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas - língua portuguesa e literatura, história, geografia, filosofia, sociologia e outras - darão aos alunos suporte não só para desenvolver a fase intertextual (citações), como criar a fase textual, com coesão, coerência e, sobretudo, correção gramatical.
Vale a pena analisar se a introdução apresenta o tema pedido na prova, se os argumentos sustentam a tese escolhida, se as propostas de intervenção social são convincentes e se têmconexão com o começo do texto.
Coesão
Para exemplificação, citamos ao longo da matéria excertos de redação de candidatos que obtiveram nota mil nos últimos vestibulares do Enem, só com as iniciais de seus nomes. Destacamos elementos coesivos: coincidentemente, os exemplos selecionados trouxeram o mesmo, a conjunção conclusiva "portanto". Os candidatos devem saber, contudo, que há outros elementos coesivos, como "assim", "logo", "por conseguinte", "então", "pois" (após o verbo), todos expressando a mesma relação conclusiva.
O candidato deve sempre buscar propostas concretas, específicas, consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Antes de elaborá-la, deve procurar responder às perguntas: O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida social? Como viabilizá-la?
Deve-se elaborar uma proposta de intervenção detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Ela deve ser clara, inovadora e, sobretudo, viável.
Confira os trechos das redações que tiveram nota máxima:
1. Antes da conclusão
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A proposta da candidata B. P. D. mantém vínculo
direto com a tese; inicia o texto com citação - um argumento de autoridade -
retomada no final, após as explicações da proposta
Segundo
Thomas Hobbes, é necessário estabelecer um contexto social em que o governo
garanta a segurança do povo e iniba um convívio caótico. No entanto, o
alcoolismo no Brasil é um dos fatores que impede a harmonia no trânsito e
oferece riscos à vida humana. [...]
Pode-se
dizer, portanto, que a iniciativa do governo federal produz benefícios
incontestáveis, mas que ainda não são plenamente aplicados. Para tanto, é
preciso intensificar a divulgação de propagandas midiáticas que demonstrem as
vantagens da nova lei, além de aumentar a fiscalização das vias públicas, por
meio da atuação da polícia militar, principalmente em regiões de maior fluxo
veicular. Tais medidas, associadas ao incentivo ao uso de táxis com a redução
de custos possibilitados por subsídios governamentais são importantes.
Afinal,
assim será possível, ao menos, garantir a harmonia defendida por Hobbes
diante da ordem e do progresso estampados em nossa bandeira.
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2. Linhas gerais
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Com o tema da "lei seca", a aluna B. N.
C. transfere sua
proposta para uma sociedade mobilizada e para o governo, valorizando disciplinas como cidadania e segurança
Portanto,
a lei seca é importante para a redução do número de acidentes de trânsito.
Porém, sua efetividade completa só ocorrerá com a mobilização da sociedade.
Sendo assim, é preciso que o governo acrescente ao currículo escolar
disciplinas como cidadania e segurança no tráfego, além de tornar mais
rígidas as punições pelas transgressões e aumentar o número de postos de
fiscalização. Ademais, deve-se fazer uma reforma no sistema de transportes
públicos, aumentando o número desses nos horários noturnos e nas cidades
periféricas. Dessa forma, será possível reduzir o número de mortes no
trânsito e chegar a uma sociedade menos individualista.
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3. Intervenção
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O verbo
"intervir" origina-se do latim intervenire, que apresenta dois
significados: atuar diretamente, agindo ou decidindo, e emitir, expor
opinião.
Daí a
intervenção que os candidatos ao Enem devem propor com a tomada de ações e
suas prováveis soluções.
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4. Até a simplicidade conta
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Ao abordar o "movimento imigratório", a
candidata Y. R. V. propõe que o governo crie uma "cartilha do
imigrante"
Torna-se
evidente, portanto, que o país precisa administrar de forma mais consciente a
expressiva chegada de imigrantes. Com esse objetivo, além das medidas
anteriormente citadas, a criação da "cartilha do imigrante"
ajudaria no estabelecimento desses indivíduos, uma vez que eles ficariam
cientes de suas possibilidades, sendo papel do governo elaborá-la. Com os
imigrantes incrementando não só a cultura como a economia, a reação social de
transformação em país do futuro certamente será agilizada.
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5. Cinco competências
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MEC
define características desejadas para a criação e a correção de redações
Modalidade formal
Texto
deve ser claro e objetivo, usar vocabulário variado e preciso, diferente do
usado na fala, e seguir as regras da modalidade escrita formal do idioma. Mas
evitar vocabulário rebuscado.
Compreender a prova
Texto
deve compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas
para desenvolver o tema. Deve demonstrar a verdade de uma tese e expor um
aspecto relacionado ao tema, defendendo uma posição e demonstrando que o
candidato está atualizado com o mundo.
Proposta para intervenção
Elaborar
proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos
humanos.
Mecanismos
para argumentar
Frases
e parágrafos devem estabelecer entre si uma relação que garanta a sequência
coerente do texto e a interdependência entre ideias. Cada parágrafo deve ter
períodos articulados; cada ideia nova precisa estabelecer relação com as
anteriores. Deve-se substituir palavras repetidas por sinônimos e prestar
atenção se não houve deslizes na pontuação - separar sujeito de predicado com
vírgula é falha grave -, e acentuação, conforme o novo acordo ortográfico.
Selecionar, relacionar, interpretar
Trata-se
da inteligibilidade do texto, ou seja, sua coerência, a plausibilidade entre
as ideias, o que depende de fatores: relação de sentido entre as partes do
texto; precisão vocabular; progressão adequada ao desenvolvimento do tema;
adequação entre conteúdo do texto e mundo real.
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O tema do Enem 2012 foi "O movimento imigratório para o Brasil no
século 21". Ele envolve a discussão sobre vantagens e desvantagens da
presença de imigrantes na vida cotidiana; o impacto dessa presença na economia
do país; as formas de tratamento a essa nova população e a influência de novas
culturas na cultura local.
A redação deve apresentar caráter dissertativo (explicações,
exemplificações, análises ou interpretações de aspectos presentes na temática
solicitada) ou argumentativo (defesa ou refutação).
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